sábado, 22 de março de 2008

Loucuras da vida

Eu gosto de ver a vida de outra forma. De saber que nada é impossível e que o mundo dá voltas. De ver as pessoas errarem e tentar ajudá-las, de me enxergar fazendo besteira e saber que sou assim mesmo.

Eu gosto de voar. Se pudesse pediria a Deus para nascer com asas, mas não as de passarinho. Asas de águia, pois elas voam muito mais alto e podem ver o mundo como talvez nenhum humano viu: sem ajuda de máquinas.

Vocês podem me achar maluco, pensar que estou divagando, mas alguém aí já parou para pensar? Não pensar em soluções para problemas, nem nos porquês do universo, mas simplesmente pensar em si.

Pensar nas oportunidades que um dia perdeu, nas chances que ficaram para trás, nas bobagens que cometeu, nas idiotices que falou, nas vezes que fez alguém rir ou chorar, nas próprias tristezas e o que aprendeu com elas. Aposto que já, não é? Mas e aí? O que fez com isso?

Eu penso todos os dias. Às vezes sento num lugar quieto e calmo, de preferência meu quarto, e fico em silêncio, por horas. Outras eu saio a passear e pensar, sem desejar encontrar ninguém, apenas a mim mesmo, como se fosse um momento de centrar minhas idéias, meus sentimentos, minha vida.

Aí sempre me perguntam como eu consigo lidar tão bem com meus problemas? Como não transpareço estar triste ou sofrendo? Simples. Encaro tudo de uma forma positiva, como aprendizado, nunca como maldição.

Sei que a vida nos trás coisas agora para sabermos como lidar com elas depois. Se hoje dói é porque amanhã estará curado. Uma vez sabendo o remédio, você tem o poder de curar o próximo.

Perdi a conta das vezes em que ajoelhei e pedi a Deus milhares de explicações e tudo o que ouvi foi: tenha paciência e aprenda a esperar a hora certa! É mole? Não, não é. Benção antes da hora é maldição.

Hoje tenho essa paciência não é atoa. Aprendi muito com meus erros e topadas e ainda aprendo, constantemente. Em algumas situações me vejo responsável pela vida de outras pessoas e em outras me sinto apenas mais um em meio a muitos.

Certo dia uma grande amiga me disse que meus textos serviam de inspiração para a vida dela. Daí tomei consciência da tamanha responsabilidade que posso vir a ter sobre alguém. Seja com palavras, seja com minha amizade, seja com meu amor.

Nunca imaginei significar tanto, mesmo porque meu blog não possui tantos acessos. Porém percebi que não é a quantidade que faz a importância e sim a forma como tocamos cada um. Quando invadimos a vida de um ser passamos a fazer parte de seu mundo.

Hojé encaro as coisas de outra forma. Me dediquei a não odiar mais ninguém e isso me faz bem. Me dediquei a tentar amar a todos e isso me faz bem. Mesmo uns me achando louco, maldizendo impossibilidades em minhas atitudes, eu me sinto bem assim.

E sei o quanto minha vida mudou quando passei a agir de tal forma. Quando eliminei do meu coração as reações negativas. Não foi e, confesso que, ainda não é fácil. Resistir à tentação humana dos desejos de vingança, raiva, remorso é difícil e requer muito esforço.

Não tenho religião, não sigo nenhuma espécie de culto ou qualquer coisa do gênero e pretendo nunca ter. A única certeza que tenho é que Deus está comigo sempre e cada passo que dou sinto como se meu chão ficasse mais firme e minha direção mais nítida.

Agora agradeço pelas coisas que tenho, pelas oportunidades, pelas pessoas que passaram, passarão e um dia retornarão a minha vida e por tudo o que sou capaz de fazer e construir.

Já disse a muitos que não sou santo, não sou anjo e estou longe de ser bonzinho. Cometo erros, também fraquejo aos pecados, um dia sou rude, outros estou puto, mas sempre procuro não atacar ninguém. Quando o faço, peço desculpas e procuro me redimir da melhor forma.

Na real, uns me amam, alguns me odeiam e para outros é indiferente. Não importa. Não importa como os outros vivem, como acordam de manhã ou o que falam. O importante é como eu sou. Não podemos exigir dos outros o que eles não têm para dar. Portanto, não julguemos.

Vou seguindo a vida. Caminhando e cantando. Se sou louco, então falo aqui que "eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo".

3 comentários:

Anônimo disse...

Como se pode, com apenas algumas palavras, conectar mundos, sentimentos e pensamentos diferentes?
Claro que com as suas adaptações à versão da vida de cada pessoa, seus textos se encaixam perfeitamente aos corações que o compreendem e o identificam como parte de um ser...
Parabéns, este dom é realmente inexplicável... e adorável...

Mariana Costa

Unknown disse...

Rafael
(preste atençao)

Dentre as várias loucuras da vida que vc cita em seu texto, existe uma que está faltando: a ausência. No seu caso, faça de sua ausência o bastante para que alguém sinta a sua falta, mas não a prolongue ao ponto em que esse alguém possa viver sem vc...
e vc tem falhado muito neste aspecto...

tudo de bom!

Rafael Marino disse...

Booollaaaa....da proxima vez vê de passa o numero do seu telefone direitooo!!! huhauhauahuahuahauhauha

Abraço