domingo, 1 de junho de 2008

Sanguessugas

Às vezes me deparo com situações nesses tempos modernos que acabam me deixando de cabelos em pé. Por mais que tenhamos evoluído, parece que alguns ainda insistem em ficar pra trás. Viver aquela vidinha feudal, onde não se tinha o que fazer e o único divertimento eram as pessoas a sua volta.

Tem gente que só vive da vida da gente. Verdadeiros sanguessugas de idéias, lançadores de olhares invejosos. Aqueles que por não conseguir nada na vida se acham no direito de importunar e praguejar a do outro. Acredito que se o tempo perdido com essas bobagens fosse gasto em idéias inovadoras, esses seriam os mais ricos.

Mas não. Pra que pensar, não é? Cansa, dói o cérebro (se é que existe ainda algum resquício de massa encefálica nesses seres), estressa, dá dor nas costas, nos olhos, aí você acabará precisando usar óculos. Ah, deixa pra lá. Melhor ver “Big Brother”. Ao menos saberei mais da vida do meu vizinho do que da minha e depois farei comentários aos meus colegas e ficaremos tentando adivinhar como é que ele conseguiu aquele carro novo tão rápido.

Se eu pudesse colocar aqueles smiles do MSN aqui, vocês já veriam a cara que eu fiz quando completei a afirmação acima. Mas, como nem tudo é perfeito e eu não estou num chat, fica a seu critério rotular.

Parece-me que daqui algum tempo existirão faculdades de Como Cuidar da Vida dos Outros. Esses de hoje serão os professores de amanhã. Verdadeiros experts em fofoca, mentira, invenção de moda e falta de ter o que fazer.

Eu, graças a Deus, nasci com bom senso. E pretendo continuar assim. Por mais que tentem me corromper, eu não cedo. Prefiro sofrer a dor das chibatas a me render a pessoas tão medíocres e mesquinhas que, só porque não entendem algo, saem correndo.

Já dizia o ditado: “se estás no inferno, abraça o capeta”. E eu digo: Sai pra lá! Se eu for abraçar todos esses demônios estarei perdido. Prefiro ignorar e aproveitar as chamas para me aquecer e não me queimar. Como uma amiga já me disse, Deus está vendo. E acredito que sua visão vai bem além.

Cometo meus erros, pecados e faço um monte de besteiras. Porém, eu consigo me perdoar e quase nunca machucar ninguém. Se tem uma coisa que não tolero é colocar inocentes em situação de perigo apenas para inflarmos nossos egos. Não há atitude tão baixa. Desprezível.

Só quero ser feliz. É pedir demais? Paz, tranqüilidade, sossego e amizades verdadeiras? Isso me fez lembrar um texto do Vinícius, Procura-se Um Amigo. O meu seria: Procura-se Um Amigo INTELIGENTE.

Mas, como Cristo teve que carregar sua cruz, eu também tenho a minha. E pesada ou não, sei que tenho forças o suficiente para segurá-la firme. Caso contrário não teriam me dado.

Poder enxergar além do corpo físico, ver o que os outros não vêem não é pra qualquer um e nem sempre é um dom, pois há momentos que preferia ser ignorante. Mas esses momentos passam e eu volto ao normal, ainda bem.

Já sei o que irão dizer: “Aaahh ele se acha!”

Não, eu não me acho. Já me encontrei. O problema que coloco aqui é que existem alguns que ainda não se encontraram e garanto que também não se encontrarão na vida alheia. Aliás, nem se procuram.

Quem procura, acha e quem não arrisca não petisca. Ditadinhos à parte, acredito que o caminho seja esse. Bom, pelo menos deveria ser, ou o meu foi assim. Não sei. Se você está confuso, então pare e pense no que anda fazendo atualmente.

Se você se pegar sabendo mais do trabalho do vizinho do que o seu, é sinal que ou você é um super gênio ou deveria virar a cabeça pra frente antes que lhe dê um torcicolo.

Deixo aqui um último ditadinho que aprendi com uma antiga professora, muito sábia por sinal: “O que não lhe pertence não lhe fará falta”. Fica então para todos pensarem a respeito.

3 comentários:

Mary Costa disse...

Ameeeeeei Rafa... muito bom...
Reconheci um monte de pessoas, as quais convivo todos os dias, dentro do seu texto..
Parabéns por mais uma tradução da realidade!!!

bjn

Anônimo disse...

Ah...mIgUxXú

kI HeMoXs...RePiEiS!!!

Unknown disse...

caraca arrazooooooo!
eu tenho muitas pessoas q se eu manda esse texto vaum quere me bater...
;]
mais faze oq nem tudo é perfeito!