domingo, 15 de junho de 2008

Eu sempre quero mais

Eu sempre quero mais. Quero mais dinheiro, mais fama, mais prazer, mais dor (aos outros, é claro), mais justiça, mais honestidade, mais tranqüilidade, mais paz, mais mais mais e mais.

Não nos cansamos de pedir mais, de querer nos lotar de coisas sem utilidades, de querer mostrar ao próximo seu carro novo ou sua casa na praia recém construída. Mas pra quê? Qual o objetivo disso tudo? Status? Arrogância? Síndrome de superioridade?

Que coisa mais mesquinha! Em vez de nos contentarmos com o que temos e agradecermos pela forma que vivemos bem, sempre estamos olhando por cima de tudo. A grama do vizinho sempre é a mais bonita, a mulher dele é mais gostosa, a piscina é maior.

Acabamos esquecendo o que está dentro de nós mesmos, dentro de nossas casas, do que conquistamos até agora. E no final somos um amontoado de prêmios, coisas e mais coisas, como num sótão cheio de sucatas sem serventia.

É inevitável que necessitemos crescer, nos desenvolver, aprender e melhorar. Porém a melhor lição de vida é aquela que é escrita por nossas mãos e apreciada por nossos olhos. Quando você passa a escrever por escrever, a apenas construir sem aproveitar, a única coisa que está fazendo é empilhar objetos.

Para se construir uma boa casa, segura e confortável, são necessários bons alicerces. Firmes, fortes e bem equilibrados. É necessário colocar as plantas certas no jardim, para que não tenha infiltrações de raízes. A iluminação correta valoriza o ambiente e espanta os bandidos. Os cômodos bem divididos facilitam a locomoção e evitam acidentes.

Pode parecer bobeira, mas imagine quando você constrói algo apenas para mostrar que tem. Para esnobar o vizinho ou seus amigos. Esse algo não tem planejamento, não possui estrutura alguma. Está lá, apenas. Existe, mas não pertence a ninguém.

Quando queremos sempre mais, estamos sendo apenas um nada. Não significamos nada além da mera existência física, apenas ocupamos espaço e bem pouco.

Toda a vez que eu penso em pedir mais, em querer mais do que já tenho, sempre me pergunto: Será mesmo que eu preciso? Quantas pessoas não têm nem a metade disso tudo? Quantos não têm sequer a idéia do que é ter alguma coisa?

Nessa hora eu me calo, me aquieto e valorizo-me sempre mais. Em vez de comprar um Ipod, compre um livro sobre algo inusitado. Aprenda sobre as teorias do Universo, sobre física quântica, culinária, bichos esquisitos, Stephen Hawking, Darwin e outras tantas coisas que terão mais utilidade em sua vida do que um simples gadget eletrônico.

Reveja prioridades, saia para dar um passeio e, quando parar nos semáforos, preste atenção naqueles pedintes, malabaristas, vendedores de Halls e capinhas de celular. Muitos deles têm 10 anos a menos que você e 10 motivos a mais para reclamar ou querer um pouquinho mais de dignidade.

É duro ler isso. É fácil pensar: Mas eu não posso fazer nada! Não vou dar dinheiro! Não gosto de programas sociais! Sou inocente!

E nem precisa. Esses não querem a sua compaixão. Querem apenas atenção. Que você os encare como seres humanos tão dignos quanto alguém que é capa da revista Times. Não diga nada.

Assim, quando for comprar aquela calça jeans de 400 reais que está na moda, pense que tem alguém no mundo precisando daquela sucata da coleção passada que nunca mais será usada.

Depois dessa, não preciso dizer mais nada. Faça do seu entulho, tijolos e cimento. E reforce as bases estruturais da sua vida para que, no futuro, você aproveite do seu lar doce lar, sem mais, nem menos.

2 comentários:

Unknown disse...

Hum... Esse é o Rafa que coheço, sempre polêmico, sempre verdadeiro, sempre indignado, sempre leal ao seus princípios.
Rafa.... Parabéns pelo texto.
Sucesso!!!!

Unknown disse...

minha mãe sempre me ensinou a olha naqueles q estum atras de mim e num os estaum a minha frente
eu posso ter tudo mais unum ter nada no coração
eu posso num ter nada mas eu tenho a razão de viver
são coisas q preciso presta a atenção
sera q eu estou colaborando qnd eu tento ser melhor do q o outro só pra provar q eu sou???
isso num me leva a nada!
por isso eu num tento ser melhor do q ngm num;ter mais do q os outros porque eu sei q atras de mim se forma uma gigantesca fila de qm tem mais necessidade do q eu!
parabéns!