sábado, 5 de julho de 2008

Valer à pena

Existem coisas que fazem a nossa vida valer à pena. Muitos pensam em desistir mesmo sabendo disso. Momentos de fraqueza, decepção, ódio, culpa, redenção.

Quando você acha que já tem todas as respostas, a vida vem e muda todas as perguntas, disse Bob Marley um dia. É a pura verdade. Vivemos buscando respostas para todas as perguntas da vida, mas nunca aceitamos as coisas como elas são.

Ofendemos a pessoa errada, nos decepcionamos com alguém que não esperávamos, encontramos o amor de nossas vidas e nunca sabemos como. Seria tão simples e fácil se apenas aceitássemos, sem querer saber por quê.

Eu, por exemplo, ando sem inspiração para escrever. Alguns perceberam que não posto um texto novo há semanas e sempre me cobram isso. Não sei por que não escrevi. Só sei que as palavras não me vêm à mente.

E às vezes fico tentando achar uma explicação para quando elas chegam tão depressa que eu preciso escrevê-las antes que se vão. Já ouvi falar que isso se chama bloqueio de escritor. E que também é um saco ter datas para escrever.

Gosto de expor minhas idéias, mas nem sempre as tenho. Como qualquer humano normal, há semanas em que minha mente esta tão vazia quanto meu blog. Certas horas a quietude é mais agradável.

Já dizia um sábio filósofo chinês, “quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio”. Então é isso. Não se assustem se demorar a escrever, apenas tirei um tempo para pensar e ver se realmente vale à pena continuar assim.

Para uns, minhas palavras são salvação e para outros, desagrado. Não posso conquistar o mundo, apenas parte dele. E é para essa parte que eu falo aqui.

Parei de tentar encontrar explicação para o que não existe. Creio que se Vinícius ou Jobim estivessem vivos, concordariam comigo. Tantos e tantos textos publicados, porém a maioria tirada de um dia cansativo e sem inspiração, pressionados pelo relógio da redação de um jornal.

Arnaldo Jabor que o diga. Às vezes seus textos são frustrantes, como os meus. Outros são magníficos e inspiradores. Agora eu os compreendo. Não há hora para se ter idéias. Elas chegam à velocidade do som e se vão à da luz.

Quem aproveitou se deu bem. Quem demorou, passou.

Procuro sempre aproveitar essas idéias e pensamentos e por mais banais que pareçam eu os exponho. Sempre tem um louco que concordará comigo. E como de médico e louco todo mundo tem um pouco, talvez todos concordem.

Fica aqui então meu desabafo. Onde a poesia não passa de uma inspiração a respeito de uma árvore, fotografia ou noite mal dormida. “Os sonhos vêm, os sonhos vão, o resto é imperfeito”, por Renato Russo.

Um comentário:

Unknown disse...

eu te entendo!!!
as vezes a gnt prefere vive algumas coisas no silencio mais nem sempre é bom!!!
naum pare de escreve nunca!
isso é um dom q poucos tem!!
mum jogue ele fora!
ou melhor se quiser me da eu aceito de braços abertos...
ahuahauh'
mais eu sei q isso num é possivel!
os dias mais doloridos de nossa vida saum os q mais a gnt tem inspiração!!!
sinceramente!
amei!
;]