sábado, 8 de novembro de 2008

Amor à primeira vista

Eu não acredito em amor à primeira vista. Afinal, quem vê cara não vê coração. Então como posso olhar para alguém que nunca vi antes e dizer: Eu te amo! Impossível. O que pode rolar é uma atração física, olhares compatíveis, detalhes que atraem a atenção de ambos, uma boa conversa, mas amor não.

Talvez um amor à segunda vista ou terceira, quarta, quinta, um mês inteiro, aí sim pode ser possível. Mas ainda duvidoso. Todo início de relacionamento é aquela maravilha. Flores, bombons, viagens e tudo mais. Dois anos depois isso serão apenas lembranças em meio a choros e reclamações. Aonde é que foi parar o amor à primeira vista?

A verdade é que amor se constrói com o tempo e não com a razão. Não é possível amar alguém apenas porque você quer. Aquela frase que alguns vivem repetindo: “a gente tem que aprender a gostar de quem gosta da gente”. É absurda. Eu não escolho gostar de ninguém.

Aliás, como muita gente já me disse: “gostar” a gente gosta de doce também. Dessa forma, existe a obsessão e a conveniência. Estar com alguém porque é obcecado por ele ou ela ou por conveniência e medo de ficar sozinho.

Talvez você ame uma ou duas pessoas, no máximo, por toda sua vida, mas ficar sozinho só fica se quiser ou se for muito chato. Não saia desesperada por aí procurando amores à primeira vista. São esses “amores” que irão te fazer arrancar os cabelos no futuro.

Não se cegue com isso, procurando perfeição onde não existe ou qualidades que você projeta na pessoa como se fosse um conto de fadas. Isso é pior que os finais das telenovelas.

Se quiser viver um grande amor, precisa ter paciência, aprender a esperar, a suportar dores e chateações, a pensar duas, três, quatro ou mil vezes. É preciso saber que os casamentos que duram 50 anos também tiveram seus altos e baixos, mas sobreviveram justamente porque houve paciência e não imediatismo.

O mundo hoje parece querer tudo pra amanhã. E amor não é igual aos processadores da Intel. Eles não aumentam de velocidade com o passar dos anos, mas podem diminuir com o passar de meses ou dias.

Amor é igual àquela casinha que você comprou à prestação de 30 anos e sempre que sobra um dinheirinho você faz aquela reforma, ajusta daqui, aumenta dali, fecha vazamentos e infiltrações, acrescenta novas janelas e portas, sempre mantendo tudo em ordem. Isso é amor. É manutenção, é esforço, dedicação.

Nem pense em sentar no sofá e querer que sua esposa lhe faça massagens todos os dias se você sequer a leva para jantar aos finais de semana. Nada dura pra sempre desse jeito. E se você não consertar o encanamento, o encanador consertará.

Quando se sentir sozinha e aparecer aquele cara que te atrai, não vá se atirando e fazendo juras de amor eterno. Isso só contribui para que a dor e a decepção sejam maiores no final. Vá com calma, conheça, avalie, lembre-se que ele ou ela tem tantos defeitos quanto você.

Lembre-se que morar juntos não é tão fácil quanto parece vendo seus pais. Na verdade, nem é fácil assim para eles também. Não é porque você não pode ver que não existe problema algum.

Mas se depois de seis ou sete anos o beijo ainda for viciante, o carinho causar arrepios, o sexo for cada vez melhor e ainda houver papo entre os dois. Ah! Aí sim você pode dizer que cada dia é sempre um amor à primeira vista.

3 comentários:

Anônimo disse...

Rafa arrasou nesses dois últimos textos hein?! Noto que vc é um dos últimos moicanos que ainda preservam o romantismo dentro do coração... que legal parabéns.
Um abração

Henrique Toffoli disse...

boa... vc assistiu o filme como se fosse a primeira vez hj neh? eheheh..
ae... criei um blog tb...:
hicpedia.blogspot.com

kl disse...

Bom, acredito que tudo é valido, e que sempre dá certo, não importa o tempo, mas a qualidade dele... então as vezes... ter fé numa paixão faz bem...senão sofrerá por não vive-la!
Portanto desejo a vc: Mais Fé no amor...na paixão..no imprevisível...
Ame muitooooooooooo...viu!
beijossssssssssssssssss