sábado, 19 de julho de 2008

Viver a vida

Os valores que agregamos a cada pessoa, diz quem nós somos nessa vida. Outro dia me deparei com uma situação que me fez parar para pensar. Disseram-me coisas que realmente calaram minhas palavras.

Alguém que apenas reclamava, desistia, chorava e se desesperava. Não consegui compreender o motivo de tanta revolta, de tanto rancor com tudo e todos. Fiquei tão estático quanto uma estátua a observar os pombos.

Calei-me e saí. Confesso que fico com raiva nessas horas, pois não consigo acreditar em tanto pessimismo. Porém, antes de falar, tento pensar mil vezes para escolher as palavras certas na hora certa. Um dia descobri que a raiva é um sentimento que nos torna ignorantes, portanto, falamos coisas sem pensar e, quando percebemos, não há mais tempo para se arrepender.

Passei alguns dias observando as pessoas, os objetos a sua volta, as coisas que cada um faz, as situações em grupo. Não cheguei à conclusão alguma, apenas reforcei a idéia de que cada um é o que é em particular. Cada um tem seu jeito de ser e agir e que devemos respeitar isso ou morreremos sozinhos.

Dessa forma, meu ódio sumiu. Entendi que, realmente, quando alguém te estapeia, nem sempre quer dizer que não te gosta, mas muitas vezes que gosta tanto que não consegue expressar isso de uma forma única todos os dias, se inconformando com a situação.

Tenho momentos baixos também, em que meu astral está desintegrando perante meus olhos e não consigo ver solução para nada. Nessas horas, mal sei que a solução não é buscar soluções e sim continuar caminhando.

Acreditar em Deus e saber que se a tua fé nele for tão grande quanto a dele em você, então Ele guiará cada passo seu para o caminho certo, mesmo que, para isso, você precise pisar em alguns espinhos. Afinal, são apenas alguns espinhos e não uma coroa inteira.

Abra os olhos para poder ver melhor, respire profundamente e pense que, se você tem um problema, é porque ainda está vivo. Estando vivo, seus problemas não são nada perto dos de muitos.

Quando me pego reclamando demais, me decepciono comigo mesmo depois. Minha fraqueza humana nem sempre consegue me deixar centrado de que eu posso chutar essa pedra em meu caminho para longe. Se há muitas pedras, então se torne um “chutador” profissional.

Limpe seu trilho não pensando no caminho mais fácil para você, mas pensando que, para os que te seguirem, o chão estará limpo. Longe das dores, calos e feridas que sofreste.

Quando não entendemos porque Cristo se “deixou levar” para a cruz, devemos pensar que ele o fez para limpar os nossos caminhos. Ele chutou as pedras para longe, porém mesmo com todo esse esforço, ainda restaram algumas. Essas, nós mesmos devemos cuidar.

Nem sempre as coisas acontecem da maneira que desejamos. Cada dia é diferente e, conseqüentemente, cada ação contida nele também.

Num dia sua mãe briga com você por estar irritada com o trabalho. Você a odeia, se magoa, se fere. Noutro ela te coloca pra dormir, te da um abraço, um beijo e lhe deseja boa noite. O amor.

O amor é duas vezes mais forte que a raiva, pois a raiva é um sentimento alienado, vindo de sua consciência impura imposta pelos males da sociedade. O amor é puro por si só. É a doação, o sacrifício, a superação, dedicação, garra, determinação, eternidade.

Tudo isso em um único sentimento que não adquirimos com o tempo, mas nascemos com ele. Surgindo durante a consumação de um casal apaixonado ou ao abrir dos olhos para a vida.

O amor é o que consegue fazer teu cérebro parar de pensar besteiras e movimentar o corpo. É o que desafia qualquer problema, o que quebra qualquer barreira. É deixar as dúvidas de lado e ter calma para encarar as situações que a vida nos impõe.

Se mais uma vez você ficar mal, reclamar do que não tem, se deixar derrotar, desacreditar na sua capacidade de ser, tenha fé em teu amor. Saiba que, acima de tudo, ele completa cada espaço vazio em sua alma.

Peça, reze, agradeça, tente incansavelmente. Quando menos esperar, tudo estará normal. Quem muito reclama da vida, não sabe o valor que ela tem. Portanto lembre-se que, depois da chuva vem o Sol, trazendo o arco-íris. Espere pelo melhor e o melhor terá.

4 comentários:

D & S Artes disse...

[i]Que ótimo vc voltar a postar, nem imagina o quanto isto é importante. Há pessoas q ficam esperando a menssagem q vai deixar prá começar a semana. bjos

Mary Costa disse...

Que lindo Rafa...

Adorei....

Realmente, as vezes reclamamos sem olhar a nossa volta!!!

bjn

Anônimo disse...

Rafa, o que seria de nós sem o amor, a compreensão daquilo que nós mesmos confundimos? Parabéns pelo texto. Um beijo da amiga Ju

Unknown disse...

Só de pensa de como está o mundo hoje e sabe q ainda existem pessoas q sabem o q fazem e daum a luz para as outras...melhor se douaum ao escrever cada coisa linda!!
Rafael seu texto está magnifico!!
depois dessa só parando mesmo pra pensa em tudo oq eu fiz e dexei de faze qnt pedra q eu podia ter tirado e num tirei!!!
Parabéns mesmo!!
ta muito lindo!!!